ALERTA AOS PAIS: Os famosos Backyardigans

No ano de 2008, comecei a ouvir falar de novos personagens infantis que estavam fazendo muito sucesso com a criançada: os famosos Backyardigans. Logo em seguida, descobri que esses personagens faziam parte da programação infantil do canal de TV fechada Discovery Kids. Como eu não era assinante deste produto, nunca percebi o enorme sucesso que essa turminha já fazia entre as crianças. Tenho uma filha que vai completar dois anos de idade e comecei a conhecer os Backyardigans por causa dela, freqüentamos uma casa que tem uma dessas TVs por assinatura, colocávamos no canal infantil da Discovery kids, onde minha filha assistia os Backyardigans, e nós achávamos muito interessante a proposta do projeto, pois trata-se de um desenho envolvente, com os seus personagens muito simpáticos e carismáticos, com um swing musical baseado nos ritmos mais clássicos, já conhecidos e consagrados pelo gosto popular internacional. Como minha filha havia gostado muito desse desenho, ganhamos um DVD dos Backyardigans e, desde então, nossa filha solicitava diariamente para assistir os famosos personagens. E ela ficava vidrada, atenta a cada musiquinha, dançando e cantado. Eu e minha esposa estamos sempre muito atentos em relação ao entretenimento consumido por nossa filha, procuramos sempre ficar juntos com ela para aprender e interagir no seu desenvolvimento, por isso, o nosso alerta.

Ao assistir o DVD com a nossa filha nunca conseguíamos assisti-lo por completo, pois o mesmo contem 20 faixas e mais 1 faixa extra. A faixa nº 5 – Medo de você – segundo a nossa análise, não continha uma letra adequada para o desenvolvimento saudável da nossa filha, então não deixávamos tocar, mudávamos para a faixa seguinte. Mas ao escutar a faixa de nº 15 – A dama de rosa – ficamos chocados com o conteúdo da letra. Desde então, passamos a ter mais cuidados com esse desenho e não incentivamos a nossa filha em assisti-lo. As letras das músicas publicadas aqui em nosso blog têm a intenção de levá-los as suas próprias analises e decidirem se isso convém ou não ao desenvolvimento saudável de seus filhos.

Música: MEDO DE VOCÊ

Quando alguém bate em minha porta
Ou se escuto um som estranho
Começo logo a estremecer
Tenho medo de você
Não é nada pessoal
Mas tenho medo, sim
É medo de você
Não é apenas de você
Vivo a me estremecer
Aranhas e monstros são demais
E nem dormir eu posso mais
Mas não é nada pessoal
O medo está em mim
Eu tenho medo, sim
Monstros me fazem tremer
E mil monstros vão aparecer
O monstro sombra está aqui
E vem gritar. Ah! Pra me assustar
Mas não é nada pessoal
O medo está em mim
Eu tenho medo, sim
Meu medo é pra valer
Então eu vou me esconder…

A DAMA DE ROSA

O agente secreto ? Ele não é páreo para dama de rosa
Quem é ela tão má e cruel?
Quem é capaz de criar tantos planos assim?
Pra fazer tanto mal a humanidade.
Eu, sou rosa, sim.
Dama de rosa, dama de rosa.
Ela é terrível, você nem imagina.
Eu, sou rosa, sim.
Só sabe jogar pra ganhar.
Não quer nem saber se os outros vão se afundar.
E passa por cima de todos sem pensar.
Eu, e sou rosa, sim.
Dama de rosa, dama de rosa.
Ela é terrível, sou incrível demais.
Sou a dama de rosa.
De tudo é capaz.
Eu sou mesmo demais.
Trapaceando sempre.
Só penso em vencer.
Nem me fale em perder.
Ela é sim, a maldade sem fim.
Isso aqui você pode esquecer.
Pois serão meus, e pode apostar.
Onde quer que os esconda, ela vai pegá-los.
Eu, e sou rosa, sim.
Dama de rosa, dama de rosa.
Ela é tão maldosa, maldosa sou sim,
Ela é assim, maldosa sim, má … má… má…
Mas sou maldosa sou sim.

Vídeo: A Dama de Rosa


“Os Backyardigans é uma série de televisão em 3D, criada por Janice Burgess e uma produção em comum de Nick Jr. e o estúdio de animação canadense Nelvanae. Começou a ser exibido em 22 de novembro de 2004, com 20 episódios e no Brasil desde 2005 pela Discovery Kids e atualmente tambem pela RDTV.

No dia 30 de abril de 2006, Nelvana juntamente com a Nick Jr, anunciou mais 20 novos episodios. Sendo que inicialmente para o Reino Unido, porém até o começo de 2007 só foram exibidos cinco novos episodios. Com um gênero musical diferente em cada episódio, que vai de R&B e jazz passando por rock, samba, tango e reggae. O desenho gira em torno de cinco amigos que moram na mesma rua e brincam juntos compartilhando diariamente o quintal. Usando a imaginação, eles “transformam” o quintal em mundos completamente diferentes nos quais eles têm muitas aventuras. Tal aventura varia de achar o segredo do Rio Nilo para descobrir terras desconhecidas como Vikings. O desenho é um musical e cada episódio tem quatro canções, às vezes reprisadas mais de uma vez em um episódio.

:: Fonte: Grupo Discipulos / Projeto AMIGOS

http://amigosdeoracao.wordpress.com


6 comentários:

Anderson disse...

De fato, algo obscuro! No mínimo, de mau gosto.
Deus é maior. 🙏

Unknown disse...

Na verdade, é um dos desenhos mais educativos que temos, pegue um tempo e assista os desenhos inteiros para poder entender as histórias, sim, a música só tem um tom digamos que estranho, porém acompanhada do desenho, tem um tom mais carismático e educativo(conhecendo a ficar do lado do espião Pablo do que da Uniqua má, por exemplo).

Claude disse...

Cara, é tão óbvio que é uma música cantada pela vilã. A criança, que obviamente assistiu o desenho, sabe o contexto da música. E sabe que a intérprete está errada.

Sá Messias disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Por se tratar de nossos filhos todo cuidado é pouco
O inimigo de nossas almas ñ brinca em serviço
Muitas vezes simples desenhos podem fazer mau as crianças
São em pequenas palavras que o mal entra em nosdo lar sem a gente perceber
E os desenhos infantis é uma janela
Todo cuidado é pouco
Deus nos cubra com seu sangue

Guimartins@hacker disse...

Bom este "lado obscuro" de Backyardigans e muito grande ainda bem que consegui ler tudo hoje
Data do comentario:03/05/2021